Estimulo a aprendizagem

Por Cristiane Vargas
"A vontade de aprender tem que partir da criança, mas estimular a aprendizagem com brincadeiras é uma importante iniciativa dos pais" Cristiane Vargas

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Estimulando a Aprendizagem em Casa

Acredito que a hora de aprender não precisa ser cheia de regras e momentos de dedicação exclusiva a essa atividade. Acredito que é possível ensinar a qualquer momento, toda hora é hora de apender. É a interação da criança com o mundo que desperta a sua curiosidade por conhecer coisas novas.

A qualquer momento, sim! Durante a alimentação, enquanto brinca na casa de bonecas ou mesmo na hora do banho, é muito interessante mostrar para as crianças que é divertido aprender e que a sua mamãe tem muito conhecimento.

Meu exemplo, é com a minha filha Heloísa de três anos, ela já conhece as letras, aprendeu brincando. Ela veja as letras em tudo, nas embalagens, nos outdoors ou folhetos, me chama e diz que viu uma letra, e eu dou atenção é claro. Porque ela se sente inteligente por estar decifrando aqueles códigos secretos. Eu já até parei o carro porque ela viu a letra do seu nome em uma fachada de uma loja. Estou estimulando ela a descobrir o mundo das letrinhas.

Ela se interessa em formar letras. Foi muito lindo o dia que ela viu na vagem que comia a possibilidade de fazer a letra H do seu nome. Naquele dia fiquei tão feliz com a sua vontade de aprender montando letrinhas, que peguei uma caixa de sapato e recortei formas para ela brincar de montar letras, como um quebra-cabeça. A foto ao lado mostra nossa brincadeira.

Outro dia inesquecível foi a primeira vez que ela escreveu o seu nome. Toda criança se sente estimulado a imitar a sua mãe. Neste dia eu estava corrigindo provas dos meus alunos e ela não queria mais brincar com seus brinquedos, pedia para me ajudar. Então, eu peguei uma prova em branco e disse para ela que meus alunos escreviam seu nome na primeira linha da prova, pedi para Heloísa escrever seu nome naquela linha.
Continuei corrigindo provas... Mais tarde, quando fui arrumar a bagunça, percebi que ela tinha entendido direitinho. Foi uma surpresa!
Ela realmente escreveu seu nome, pela primeira vez.
Vou guardar essa folha para sempre.

Beijos

Mamãe Professora Cristiane Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário